Chove no Clichê: Ensaios, críticas e desimportâncias
Thiago Soares
Qual o papel do clichê na nossa relação com o mundo? As imagens já excessivamente vistas, as canções saturadas em nossos ouvidos, as performances que não cansamos de repetir são centrais para compreender uma vivência pop.
“Chove no Clichê: Ensaios, críticas e desimportâncias” é o mais novo livro do professor e pesquisador Thiago Soares, coordenador do Grupop (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop – CNPq) lançado exclusivamente em formato e-book gratuito pela Editora da UFPE, dentro da série Livro-Texto, que traz obras centrais para a formação dos cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Artes.
São 12 ensaios reunidos em três eixos – “Erro de Paralaxe”, “Desimportâncias” e “Queer é um percurso” – que debatem os enviesamentos da crítica numa era de “excesso de real”, a necessidade de observar banalidades e ambiguidades nos fenômenos culturais e midiáticos além da defesa de uma intelectualidade queer que borra os regimes normativos da interpretação.
Parte dos ensaios e textos foi publicado no Suplemento Pernambuco, em anais em congressos e ganham novas revisões a partir do encaixe no contemporâneo. No prefácio “Pela Poética do Escorrego”, o jornalista e curador Schneider Carpeggiani pensa a reunião desses textos como uma espécie de “diversão explícita (e por isso, hoje subversiva) de um crítico cultural que deixa as ideias escorregarem, como o depoimento de alguém que sabe que para se aproximar de uma obra de arte é preciso não só dialogar com ela. É preciso quebrá-la em pedaços, ser um pouco ela por um tempo (criticar = travestir-se), exercícios que nenhuma estrutura de lead ou manual vai lhe ensinar de forma exata”.
Ano de publicação: 2024
Editora: Editora UFPE (Recife – PE)
Modos de experienciar música pop em Cuba
Thiago Soares
“Modos de Experienciar Música Pop em Cuba” apresenta o resultado da pesquisa realizada entre 2015-2017 de consumo de música pop na ilha socialista, que contou com suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do governo brasileiro, através do edital Apoio a Projetos de Pesquisa/Chamada CNPq/MCTI 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do edital 071/2013 do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) intitulado “Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual”. Trata-se de uma investigação de inspiração etnográfica de pesquisa de campo e entrevistas com atores sociais cubanos e suas relações com produtos midiáticos da cultura pop, a partir de um conjunto de conceitos que remetem a interculturalidade, performance, geopolítica e debates identitários.
Ano de publicação: 2021
Editora: Editora UFPE (Recife – PE)
Divas Pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática
Alan Mangabeira, Mariana Lins e Thiago Soares (Orgs.)
Os artigos reunidos no livro Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática de alguma forma refletem o processo de amadurecimento desses estudos nos últimos quinze anos, ao mesmo tempo em que produzem um gesto político no seu próprio desvio, ao colocar em cena a figura da diva pop e assumir a centralidade de um recorte de gênero que materializa uma série de tensões e disputas colocadas não apenas no campo da produção e do consumo da música, mas também da crítica e da pesquisa. Seja em termos empíricos, teóricos ou políticos, esse livro guarda uma gramática feminina.
Cada capítulo do livro é dedicado a uma cantora, mas, longe de uma abordagem excessivamente descritiva de suas carreiras, os olhares empregados são múltiplos, ainda que alguns autores e perspectivas teóricas apareçam em vários artigos, conferindo unidade à proposta da coletânea. As noções de performance em Diana Taylor e Simon Frith são bastante centrais para as argumentações de alguns dos textos, bem como a apropriação das contribuições de Victor Turner sobre peregrinação e ritual para pensar a dinâmica das relações entre fãs e divas e os escritos de Hans Ulrich Gumbrecht sobre experiência estética e produção de presença. Não menos importante, o livro traz uma tradução inédita do texto “Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas”, de Linda Lister, publicado originalmente em 2001, que fornece importantes elementos para pensar na constituição das cantoras pop do século 21 como divas e inclusive para questionar, como acontece no livro, por que, de repente, quase qualquer cantora pop é considerada uma diva.
Ano de publicação: 2021
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG (Belo Horizonte – MG)
Música pop en Cuba: Globalización, territorios y solidaridad digital
Thiago Soares
Sin rehuir en absoluto el pensamiento complejo y dejando muy claro cómo nuestra orientación sexual determina gran parte de lo que acontece en nuestras vidas, este texto discute de manera muy detallada sobre los procesos políticos y culturales que, en el marco de la globalización, llevan a que culturas distintas puedan dialogar entre sí. El autor pretende, en primer lugar, entender por qué conectar con la música pop procedente de Estados Unidos no se contradice en absoluto con los valores construidos por la Revolución cubana y, en segundo, al terminar ese recorrido, descubrir eventos musicales protagonizados por grupos estadounidenses en La Habana que se convierten en un espacio privilegiado para el análisis. A modo de ejemplo, no es casual que la música cubana estuviera presente en la cena que Raúl Castro organizó en el Palacio de la Revolución para recibir a la familia Obama en su visita a la isla en marzo de 2016.
Ano de publicação: 2018
Editora: Editorial AOC (Barcelona – Espanha)
"Ninguém é perfeito e a vida é assim": a música brega em Pernambuco
Thiago Soares
“Ninguém é perfeito e a vida é assim”: a música brega em Pernambuco é uma oportunidade de conciliar, em uma única obra, as diversas camadas que o brega recifense e pernambucano descortina, se observado com atenção: a trajetória de artistas das periferias do Recife, sexualização, os subgêneros musicais do brega, as referências pop, (a ausência de) políticas culturais para o segmento, raça, gênero e luta de classes. Essas e outras percepções são registradas também no ensaio visual do fotógrafo Chico Ludermir, que acompanha a publicação, editada pelo Outros Críticos.
Ano de publicação: 2017
Editora: Outros Críticos (Recife – PE)
O edição física encontra-se esgotada, com uma nova e atualizada lançada em formato digital pela mesma editora. O autor disponibizou o link do arquivo para acesso.
A estética do videoclipe
Thiago Soares
Thiago Soares permite através desta obra uma reflexão a partir da construção da imagem dos videoclipes e os seus impactos na sociedade atual. O presente trabalho no primeiro momento mostra uma imagem midiática do videoclipe e a partir de então desdobra-se em um produto audiovisual com objetivos estratégicos dentro do grande mercado de imagens e vídeos existentes no mundo de hoje. O autor traz essa discussão e também aborda os diversos canais de divulgação desses videoclipes e a importância dos mesmos. Desse modo, é nos dada a noção do processo de evolução do videoclipe que leva diversos indivíduos a se utilizarem deste grande produto para atingir seus objetivos, como também podemos apreciar a criação deste conjunto de imagens, canções e vídeos como uma perfomance de entretenimento.
Ano de publicação: 2013
Editora: Editora da UFPB (João Pessoa – PB)
A edição física da obra encontra-se atualmente esgotada, mas o autor disponibilizou uma versão virtual para download.