1º SIMPÓSIO POPFILIA: “Que Pop é esse que nos habita?”

Simpósio Popfilia

Quando? | 28, 29 e 30 de junho de 2021

Onde? | Reuniões síncronas nas plataformas Google Meets e Youtube

Inscrições de ouvintes | até 31 de maio de 2021

Prazo para submissões de resumos | até 25 de abril de 2021

Aceite | até 09 de maio

Envios de vídeo | até 07 de junho

Quem pode submeter resumos | Doutores, mestres, graduandos e demais interessados

Inscrições gratuitas

 

Acesse abaixo a programação dos 03 dias e os Anais Eletrônicos:

O Simpósio Popfilia recebe palestras de dois convidados especiais, Freya Jarman (University of Oxford – Inglaterra), com a palestra “The Voice of an Angel? The unfillable vocal gap between the divine and the mundane”; e Eduardo Viñuela (Universidad de Oviedo – Espanha), com a palestra “Broadcast with me: prácticas de ‘prosumo’ musical en la era TikTok”. As falas serão ministradas em inglês e espanhol, respectivamente, e serão abertas ao público através do canal do Youtube da UFPE.

Confira mais informações sobre nossos speakers aqui.

Chamada de trabalhos

Estar imerso na cultura pop é se estender por objetos que falam por clichês, por frases de efeito, por arranjos musicais já excessivamente difundidos, por filmes cujos finais já sabemos, canções cujos versos já ouvimos, refrões que nos arrepiam, cenas de novela que nos fazem chorar, e por aí adiante. Entre reiterações, afetos e produtos maçantes, o que parece “vazar” naquilo que o bom gosto, a “norma culta”, o valorativo e a “intelectualidade” soam atestar como excessivamente comercial, deliberadamente afetivo e ultra-permissivo, nos interessa. E nos interessa porque, de alguma forma, nos habita. 

Os produtos da cultura pop, afinal, nos afetam e são afetados por nós, nos perpassam, e nos rendem percepções sobre nós mesmos e diversos mundos possíveis e impossíveis ao nosso redor, construindo as tessituras sensíveis de nossas vidas cotidianas. Assim, investigar aspectos da cultura pop – em especial em suas esferas musicais e sonoras – envolve formular investimentos teóricos que deem contas das relações pelas quais nós fruímos e tensionamos tais produtos e somos tensionados por eles em retorno. Seja olhando para artistas da música, divas pop na televisão, videoclipes, álbuns e singles, covers de fãs, coreografias em festas e práticas de escuta conjuntas ou individuais, pesquisar cultura pop esbarra com discussões sobre diferentes aspectos dos corpos em suas diversas socializações, estados e impermanências. Pensar o pop, assim, é um convite às reflexões sobre os diferentes aspectos corporais de nossas existências, agenciando como nos relacionamos a nível corporal com uma cultura que é pop, constituindo-a. Se o pop nos habita, afinal, é porque faz parte das nossas incorporações, encenações e construções de mundos, às vezes por atos de prazer e pertencimento, outras vezes ressaltando nossas distinções, cisões e precariedades.

Diante deste panorama e celebrando nossos 10 anos de existência enquanto GrupoPop (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop), sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, convidamos pesquisadores interessados para submissão de trabalhos ao 1º Simpósio Popfilia: “Que pop é esse que nos habita?”. Com tal delimitação, visamos formular um ambiente de debates que reúna discussões sobre os diversos aspectos corporais da música nas culturas pop, dialogando sobre as dinâmicas identitárias, materiais, midiáticas e performáticas dos corpos envolvidos com culturas compreendidas pela ampla valise do pop. Com esta proposta, pretendemos colaborar para o fortalecimento da rede de pesquisas em Comunicação e Cultura Pop no Brasil, mobilizada por pesquisadoras como Simone Pereira de Sá, com seu trabalho no Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult – UFF), Adriana Amaral, coordenadora do Grupo de Pesquisa – Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias (CultPop – Unisinos) e Jeder Janotti, coordenador do Laboratório de Análise em Música e Audiovisual (LAMA – UFPE). Assim, convocamos para submissão de resumos expandidos pesquisadores de áreas diversas cujos trabalhos e interesses perpassem as discussões sobre cultura pop e, mais especificamente, as chaves temáticas dispostas abaixo:

  • Corpos em ação! – aspectos coreográficos, vocais, gestuais e afetivos das performances ligadas à música
  • Pop e fabulações cotidianas de corpo – técnicas corporais de escuta, incorporações coreográficas, mediações musicais e performances do dia-a-dia.
  • Gêneros musicais – gêneros de corpo? – modos de performance, territorialidades e aspectos corporais dos gêneros musicais na cultura pop
  • Música, pop e interseccionalidades – afetações entre raça, gênero, idade, nação, sexualidade e demais aspectos interseccionados nos processos corpóreos
  • Colonizades? – estados de corpo, hegemonias e o global desigual
  • Ativismos, policiamento e políticas de/no corpo – conflitos, tensões, regulações, desvios e resistências na música pop
  • Aspectos audiovisíveis dos corpos musicais – videoclipes, dinâmicas fílmicas da performance musical e tecnologias de imagem e som
  • Ciborgues, pop e parafernália –  tecnologias midiáticas, trecos, coisas e outros elementos não-humanos das corporeidades musicais do pop 

Normas e funcionamento do Simpósio

Dada a pandemia de Covid-19, o 1º Simpósio Popfilia, de tema “Que pop é esse que nos habita?”, acontecerá de maneira remota, com palestras e debates síncronos realizados pelas plataformas Google Meets e Youtube. Para otimizar o tempo de videochamada, as apresentações de trabalho se darão por vídeos pré-gravados de até 15 minutos, que serão enviados pelos pesquisadores com trabalhos aceitos. Tais apresentações em vídeo serão publicadas antecipadamente no canal do evento no Youtube, de modo que os encontros síncronos sejam dedicados exclusivamente aos debates sobre os trabalhos. Assim, os vídeos devem seguir as restrições do Youtube em relação a direitos autorais e políticas de convivência da plataforma.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via Google Forms disponível no final desta página, mediante o envio dos documentos e dados requisitados no formulário. As submissões de trabalho acontecem pela mesma plataforma e se dão no modelo de resumo expandido, devendo seguir as normas contidas no template oficial do Simpósio, disponível para download (ANEXO I). Os trabalhos podem ser escritos em coautoria por até duas pessoas e ambas devem se inscrever no evento, mas apenas o autor líder deve submeter o documento com o resumo expandido. É permitido participar de até 2 trabalhos no Simpósio, sendo um deles como autor e outro como coautor. Antes do evento, todos os resumos selecionados serão publicados nos anais digitais do simpósio, visando a proliferação e qualificação do debate.

Os resumos expandidos serão avaliados pela comissão científica do evento, visando a idoneidade e excelência do processo seletivo. A programação completa do evento, as palestras com professores convidados e os horários de encontros síncronos serão divulgados com antecedência e serão distribuídos ao longo dos três dias de simpósio.

Para obtenção de certificado, os inscritos como ouvintes devem participar de pelo menos 02 dias das salas de debate. Já os que irão apresentar trabalhos devem estar presentes no dia designado para debate do seu resumo expandido.

Para atualizações, informações e contato, siga @grupop.ufpe no instagram e/ou fale conosco através do e-mail simposiopopfilia@gmail.com

Comissão de Organização (GRUPOP – UFPE)

Prof. Dr. Thiago Soares

M.e Daniel de Andrade Lima

M.ª Mariana Lins Lima

M.e Mário A. O. M. Rolim

Comissão Científica

Prof. Dr. Adriana Amaral (Unisinos – RS)

Prof. Drª. Beatriz Polivanov (UFF)

M.e Daniel de Andrade Lima (UFPE)

Prof. Drª. Gabriela Ramos de Almeida (ESPM – SP)

Prof. Dr. Jeder Janotti (UFPE)

Prof. Drª. Juliana Gutmann (UFBA)

Prof. Drª. Luciana Xavier (UFABC)

M.ª Mariana Lins Lima (UFPE)

M.e Mário A. O. M. Rolim (UFPE)

Prof. Dr. Simone Pereira de Sá (UFF – RJ)

Prof. Dr. Thiago Soares (UFPE)

Prof. Dr. Tobias Queiroz (UERN)

Produção do Evento

Eduardo Rodrigues (Coordenação de produção –  UFPE)

Lívia Maria Pereira

Lúcio Silva

Winglison Tenório

Erick Freitas

Lianna Genuíno