Entre os anos de 2016 e 2017, o coordenador do Grupop, Thiago Soares, esteve na ilha de Cuba para investigar as dinâmicas de consumo de cultura pop. A pesquisa “Música pop em Cuba: enfrentamentos políticos e midiáticos” foi desenvolvida com recursos obtidos por meio do edital MCTI 25/2015 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A primeira ida a campo se deu no mês de março de 2016, usando uma metodologia de inspiração etnográfica que visa ao contato com sujeitos que integram aquele contexto. Numa ida de férias a Cuba, em 2015, o pesquisador teve contato com fãs de música pop (das cantoras Madonna e Lady Gaga) em Havana. Esses mediadores foram importantes para que ele pudesse se inserir entre os apreciadores de música pop anglófila em Cuba e trazer um rico panorama cultural e político na ilha socialista. O projeto contou com a participação da pesquisadora Mariana Lins, que também realizou ida a campo em Havana, no ano de 2016.
Como parte dos resultados das incursões na ilha cubana Thiago Soares apresentou um conjunto de textos acadêmicos e ensaios que foram publicados no livro "Música Pop en Cuba: Globalización, territorios y solidaridad digital", lançado pela editora UOC com sede em Barcelona (Espanha), além de participar da série de vídeos "Cuba Libre", produzida pelo Programa Fora da Curva, da rádio Universitária da Universidade Federal de Pernambuco. Os vídeos estão disponíveis no canal do programa no Youtube.
Confira todos os vídeos da série: