O Grupop é o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenado pelo professor Thiago Soares, envolvendo pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado que investigam academicamente fenômenos da cultura pop, com ênfase na música pop e suas relações com as mídias. Criado em 2011, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quando seu coordenador ainda era professor naquela instituição, migra para a UFPE em 2013 e passa a integrar a graduação em Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). É esta junção entre graduação e pós-graduação que permite um ambiente coletivo, plural e diverso para investigações acadêmicas.
Foi a partir de uma série de pesquisas no âmbito do Grupo de Pesquisa que, em 2017, o coordenador Thiago Soares lançou o livro “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco”, com financiamento do Funcultura, e que foi finalista ao Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Ensaio – Economia Criativa. No ano de 2018, o Grupop organizou o Simpósio Madonna 60 – Um Legado Crítico, no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) em Joinville (SC), em parceria com o GP de Comunicação, Música e Entretenimento. Tendo sido coordenado por Thiago Soares e Mariana Lins, o evento contou com a participação de 17 trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais que debateram a obra da cantora estadunidense ícone da cultura pop. Em 2021, é lançado o 1º Simpósio Popfilia, evento com proposta bienal que, acerca do tema: “que pop é esse que nos habita?”, procurava fomentar as pesquisas em torno da cultura e música pop na comunicação e suas áreas correlatas. Em uma edição virtual devido a pandemia do COVID-19, foram apresentados 49 trabalhos entre pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Junto ao simpósio, também foi divulgado o livro “Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática”, uma parceria do Grupop com o selo PPGCOM da UFMG. Em celebração aos 10 anos do grupo de pesquisa, a obra reúne as principais investigações acerca do destaque feminino na cultura midiática.
Uma das principais características dos estudos do Grupop é seu caráter de inovação. Ao longo de dez anos, 3 doutores, 21 mestres e 38 graduados, além de 7 bolsistas de iniciação científica, passaram pelas reuniões do Grupo de Pesquisa tensionando teorias e metodologias hegemônicas nos campos das Ciências Sociais Aplicadas a partir de olhares críticos, interseccionais e decoloniais.
Quem faz (e fez) parte
Thiago Soares (coordenador do Grupop e professor da UFPE)
Palavras-chave de pesquisa: música pop; gênero; performance; estética; Estudos Culturais.
Alan Soares Bezerra
Palavras-chave de pesquisa: performance; música gospel; teorias da comunicação; religião e mídia.
Daniel de Andrade Lima
Palavras-chave de pesquisa: estudos de performance; estudos da voz; gesto; corpo e mídia; tecnologias de gênero.
Eduardo Rodrigues
Palavras-chave de pesquisa: música pop, fracasso, redes sociais e estudos de performance.
Erick Freitas
Palavras-chave de pesquisa: música pop, periferia, redes de música pop, Estudos Culturais; etnografia.
Gabriel Albuquerque
Palavras-chave de pesquisa: tecnologias; rede de música pop periférica; cultura digital; estudos culturais; filosofia afroperspectivista
Lianna Genuino
Palavras-chave de pesquisa: performance; celebridades; cultura digital; influenciadores digitais.
Lívia Maria Pereira
Palavras-chave de pesquisa: teoria queer; drag queen; cultura pop; estudos de performance.
Mariana Lins
Palavras-chave de pesquisa: performance; envelhecimento; ageism; música pop; gênero.
Mário A O M Rolim
Palavras-chave de pesquisa: rap; estética; política; dança; estudos de performance.
Rafael Filipe Souza da Silva
Suzana Mateus
Palavras-chave de pesquisa: corporeidades; divas; estudos de performance; performances musicais.
Winglison Henrique Tenório
Palavras-chave de pesquisa: branquitude; funk; estudos de performance; videoclipe