Reconhecimento do Corpo em Cena no Cinema
Ministrada por Daniel de Andrade Lima
Local: Universidade Federal de Sergipe (UFSE) | Data e hora: 14/12/2020 às 17h
Realizada em 2020 na Universidade Federal de Sergipe, como parte do projeto de extensão “Cine Vitória”. Os modos como os corpos se formulam no cinema são centrais em práticas fílmicas de diversos momentos e contextos. Em filmes, afinal, técnicas e tecnologias do som, da voz, da luz e do gesto se intercruzam na projeção de corpos audiovisíveis, que tanto fazem os filmes quanto são feitos nos diferentes cinemas. Com isto em mente, a masterclass visa discutir performances cinematográficas a partir dos estudos dos gestos, elencando maneiras de lidar com filmes a partir de suas capacidades de organizar e dispor os corpos em ação. Assim, propõe-se o cinema enquanto uma arte coreográfica, investigando-o por perspectivas da direção do movimento.
Estéticas e escutas periféricas
Ministrada por GG Albuquerque
Local: SESC Santo Amaro (atividade online) | Data: 4 e 5 de novembro de 2020 | Duração: 6 horas
O curso Estéticas e Escutas Periféricas aborda a música produzida nas periferias do Brasil e do mundo através de uma visão interdisciplinar, combinando sociologia, filosofia, musicologia e comunicação. Presença marcante na vida cotidiana dos grandes centros urbanos, cenas musicais periféricas como o bregafunk, o funk, o pagodão e o tecnomelody estão aliadas à novas tecnologias midiáticas, que por sua vez engendram novos processos de produção, consumo e mediação musical, desvinculando-se do sistema produtivo das grandes gravadoras mas ainda assim conquistando um amplo alcance de público. Excluídas das narrativas tradicionais sobre cultura e identidade, estas cenas musicais atuam em um campo de disputa estético-política, no qual subjetividades, narrativas e conhecimentos particulares são produzidos sob a condição de subalternidade. A música periférica é portanto uma forma de produzir cidadania para setores sociais historicamente silenciados. A partir da escuta de músicas e videoclipes, com análises amparadas por ideias advindas das teorias do “sul global” e do pensamento afro-perspectivista e decolonial, o curso busca discutir como estas músicas periféricas tensionam, negam e/ou reconfiguram os ideais hegemônicos de cidadania, povo/popular, cosmopolitismo e da própria modernidade.
Clipping: Notícias da Região | Grupo Sul News | Kondzilla
Políticas de gênero nas performances de Madonna
Ministrada por Thiago Soares
Local: Sesc São José do Rio Preto (SP) | Data e hora: 11 de agosto de 2018, 14h às 18h
A partir de uma discussão sobre políticas de gênero, debate-se a obra de Madonna a partir de dois eixos: um que centra-se nas questões do feminino, diante da presença da mulher nos sistemas midiáticos do entretenimento e outro a partir da ideia de Camp e da relação da artista com a cultura gay. As contradições em torno das mulheres que Madonna encena, seu lugar na indústria fonográfica e a tônica do envelhecimento na cultura pop são tópicos que guiarão as sessões. Videoclipes, performances e entrevistas da artista serão analisados como pontos para debates em torno dos conceitos apresentados.
Folder do evento: https://issuu.com/sesc_rp/docs/madonna_sexagenaria
Clipping: Diário da Região | SESC São Paulo
A Virgem Envelhecida: Uma leitura bio-estética de “Like a Virgin”
Ministrada por Thiago Soares
Local: Sesc São José do Rio Preto (SP) | Data: 11 de agosto de 2018
A partir das várias versões da canção “Like a Virgin”, do videoclipe, passando pelas apresentações ao vivo na MTV e nos shows, traça-se uma observação sobre a ressignificação da canção ao longo da vida de Madonna, sugerindo a partir da ideia de envelhecimento, a noção de uma bio-estética que vai sendo performatizada em ambientes midiáticos de alta visibilidade.
Cultura Drag e a Cidade
Ministrada por Lívia Maria Pereira
Local: Cineclube INCIT (Recife – PE) | Data e hora: 23/06/2017 às 19h
Organizado pelo INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, o evento aconteceu no dia 23 de junho de 2017 na sede da INCITI em Recife/PE. A proposta era fazer uma roda de conversa sobre a cultura drag nos centros urbanos, seguida da exibição do episódio final da 9ª temporada de Rupaul’s Drag Race. A fala da pesquisadora era voltada para como o programa ajudou ou influenciou a construção das identidades dos e das artistas drags na cena recifense e sua relação com a cidade, de acordo com a sua pesquisa de conclusão de curso na UFPB, “Bitch I’m From Recife: A influência do programa “RuPaul’s Drag Race” na cena drag pós-moderna da cidade de Recife”.
Enfrentamentos políticos na cultura pop
Ministrada por Thiago Soares
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Campus São Leopoldo (RS) | Data: 7 a 11 de novembro de 2016 | Duração: 16 horas
Implicações políticas na análise de produtos midiáticos. Crítica diagnóstica. Consumo e política. Políticas e afetos. Performance e políticas do corpo. Políticas da indústria do Entretenimento. Políticas e Música. O debate transnacional. Cidadania cultural. O devir neoliberal. Curso realizado durante missão acadêmica do professor através do projeto de cooperação Procad/Capes envolvendo UFF, UFPE e Unisinos.
Experiências estéticas e performances
Ministrada por Thiago Soares
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Campus Porto Alegre (RS) | Data: 12 de agosto de 2017 | Duração: 12 horas
Módulo dentro do curso de Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) versando sobre “Comportamento, consumo e entretenimento digital” com a função de habilitar os estudantes a realizarem análises críticas de performances em redes sociais digitais. Estabelecer debates em torno dos Estudos de Performance. Reconhecer a cultura digital como ambiente performático. Apontamentos metodológicos para análises de performances. Estudos de Caso.