“You Wanna a Piece of Me?”: a estética do fandom na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas
Autor: Alan Mangabeira Mascarenhas
Tipo: Tese
Ano de defesa: 2019
Palavras-chaves: Música Pop; Fandom; Britney Spears; Experiência Estética.
Link para o repositório: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710
Resumo: Refletir sobre fãs hoje traz à tona singularidades que resistem às modulações dos díspares fluxos de mediação responsáveis por tonificar as experiências e acionar questões estéticas através do envolvimento corpóreo do indivíduo enquanto consumidor, ouvinte, membro, fruidor, fã. Na margem até do seu próprio espaço de pertencimento, o media fandom de música parece despontar das frivolidades e exageros da música pop com uma questão conceitual trilhada numa visão empírica: há uma estética particular acionada pela experiência corpórea e virtual dos fãs de música pop? Diante disto, proponho verificar teórica e empiricamente certa “estética do fandom” dentro da música pop através das peregrinações de fãs, numa pesquisa autoetnográfica, na qual me coloco como objeto de estudo enquanto fã. A peregrinação se dá para a cidade de Las Vegas, onde Britney Spears apresenta sua residência de cinco anos de duração, a “Piece of Me”, e de quem sou fã desde os onze anos de idade. Acompanho ainda a peregrinação da fã Tiffany Brad shaw, drag queen paulista que mimetiza Britney e que vai a um encontro pago com a artista, antes do show. Questões ancoradas na identidade, memória, imaginação, legitimação, disputa, afeto, culto e rituais do fã de divas pop vêm à tona fornecendo ferramentas para questionarmos a existência de particularidades que podem constituir uma estética singular na experiência mediada do fandom de música pop. O corpus deste trabalho passa a ser composto por fãs espectadores de shows fixos (residências) em Las Vegas. A ideia de devir diva, devir fã, corpo monumento e cidade pop são conceitos que emanam desta tese.
Música pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasil
Autor: Rafael Chagas Lins
Tipo: Dissertação
Ano de defesa: 2017
Palavras-chaves: Cultura pop; Experiência estética; Branded content; Meet & greet; Fandom.
Link para o repositório: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461
Resumo: Debate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.
Verdades Efêmeras: A Escuta Sensível de Eduardo Coutinho e a construção de personagem em Jogo de Cena
Autor: Tatyane de Morais Coutinho Neves
Tipo: Dissertação
Ano de defesa: 2013
Palavras-chaves: Documentário; Eduardo Coutinho; Escuta Sensível; Performance.
Link para o repositório: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4489
Resumo: Desde Santo Forte (1999), os filmes de Eduardo Coutinho apresentam um ponto em comum: a ideia de promover, através do encontro entre diretor e personagem, um acontecimento fílmico. Evento esse que se exprime nos corpos e nas imagens a partir dos dispositivos e aparatos cinematográficos utilizados e, sobretudo, da escuta sensível do cineasta, que prefere impor um diálogo espontâneo, direto e íntimo. O que importa nesse estilo é uma verdade performatizada, uma verdade efêmera que se faz no encontro entre cineasta e personagem, fabulada a partir das intervenções de Eduardo Coutinho sobre a fala dos personagens. Percebe-se, portanto, de que forma os entrevistados apresentam os universos poéticos e a fábula presente em expressões e gestos, num discurso do corpo encenado. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar como a escuta sensível do diretor aciona a performance em Jogo de Cena (2007) e como as entrevistadas participam do processo de construção criativa proposto pelo documentarista em questão.