ANAIS: Simpósio Popfilia 2021
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Apresentação
1º Simpósio Popfilia: “Que pop é esse que nos habita?”
Estar imerso na cultura pop é se estender por objetos que falam por clichês, por frases de efeito, por arranjos musicais já excessivamente difundidos, por filmes cujos finais já sabemos, canções cujos versos já ouvimos, refrões que nos arrepiam, cenas de novela que nos fazem chorar, e por aí adiante. Entre reiterações, afetos e produtos maçantes, o que parece “vazar” naquilo que o bom gosto, a “norma culta”, o valorativo e a “intelectualidade” soam atestar como excessivamente comercial, deliberadamente afetivo e ultra-permissivo, nos interessa. E nos interessa porque, de alguma forma, nos habita.
Os produtos da cultura pop, afinal, nos afetam e são afetados por nós, nos perpassam, e nos rendem percepções sobre nós mesmos e diversos mundos possíveis e impossíveis ao nosso redor, construindo as tessituras sensíveis de nossas vidas cotidianas. Assim, investigar aspectos da cultura pop – em especial em suas esferas musicais e sonoras – envolve formular investimentos teóricos que deem contas das relações pelas quais nós fruímos e tensionamos tais produtos e somos tensionados por eles em retorno. Seja olhando para artistas da música, divas pop na televisão, videoclipes, álbuns e singles, covers de fãs, coreografias em festas e práticas de escuta conjuntas ou individuais, pesquisar cultura pop esbarra com discussões sobre diferentes aspectos dos corpos em suas diversas socializações, estados e impermanências. Pensar o pop, assim, é um convite às reflexões sobre os diferentes aspectos corporais de nossas existências, agenciando como nos relacionamos a nível corporal com uma cultura que é pop, constituindo-a. Se o pop nos habita, afinal, é porque faz parte das nossas incorporações, encenações e construções de mundos, às vezes por atos de prazer e pertencimento, outras vezes ressaltando nossas distinções, cisões e precariedades.
Comissão organizadora (GruPop - UFPE)
Prof. Dr. Thiago Soares
M.e Daniel de Andrade Lima
M.ª Mariana Lins Lima
M.e Mário A. O. M. Rolim
Comissão científica
Prof. Dr. Adriana Amaral (Unisinos – RS)
Prof. Drª. Beatriz Polivanov (UFF)
M.e Daniel de Andrade Lima (UFPE)
Prof. Drª. Gabriela Ramos de Almeida (ESPM – SP)
Prof. Dr. Jeder Janotti (UFPE)
Prof. Drª. Juliana Gutmann (UFBA)
Prof. Drª. Luciana Xavier (UFABC)
M.ª Mariana Lins Lima (UFPE)
M.e Mário A. O. M. Rolim (UFPE)
Prof. Drª. Simone Pereira de Sá (UFF – RJ)
Prof. Dr. Thiago Soares (UFPE)
Prof. Dr. Tobias Queiroz (UERN)
Comunicação e produção
Eduardo Rodrigues (Coordenação de produção)
Lívia Maria Pereira
Lúcio Silva
Winglison Tenório
Erick Freitas
Lianna Genuíno
Ribamar Junior
Rafael Filipe Souza da Silva
Contato
GruPop (UFPE)
Av. da Arquitetura, S/n – Cidade Universitária.
50740-550 – Recife – PE
E-mail: grupop.ufpe@gmail.com / simposiopopfilia@gmail.com
Instagram: @grupop.ufpe
Thiago Soares (coordenação)
E-mail: thiago.soares@ufpe.br
Apoio
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A
Alexandre Souza da Silva (PosCom/UFBA)
“ENTRE REINVINDICAÇÕES E SENSIBILIDADES: O
Afrofuturismo como potência pop afrodiaspórica em Dirty Computer de Janelle Monáe”
palavras-chave: Jimena Barón; representaciones de género; trabajo sexual; explotación sexual.
Amanda de Morais Silva, Suéllen Sulamita Gentil de Oliveira (UFPE)
TECNO-ORIENTALISMO E CULTURA POP:
Perspectivas sobre a “niponização” da performance ocidental
palavras-chave: Orientalismo; Tecno-orientalismo; Performance; Divas Pop
Arthur Guedes Mesquita, Carlos Magno Camargos Mendonça (UFMG)
A ESTÉTICA DO SASSIVERSO: As textualidades dos videoclipes de Felipe Sassi na cena drag musical à brasileira
palavras-chave: Videoclipe; cena drag musical; cultura visual.
Arthur Lafayette (UFPE)
TIKTOK, DOJA CAT E O VIRAL: Um estudo de caso sobre o impulsionamento do álbum Hot Pink na plataforma
palavras-chave: TikTok; Música; Estratégias de divulgação; Streaming.
Artur O. G. do Nascimento (UFPE)
Peixinhos território ancestral: Notas sobre processos de territorialidade e a musicalidade do Manguebeat.
palavras-chave: Peixinhos; Território; Ancestralidade; Manguebeat.
B
Bruna Corrêa Lima (UFPE)
“BH É QUEM?”: Doug Filmes, Youtube e a mediação do funk mineiro como gênero musical
palavras-chave: gênero musical; pop periférico; videoclipe; YouTube;
Bruno Pedrosa Nogueira (UFPE)
É LIVE OU AO VIVO?: Pensando as apresentações ao vivo de música durante a pandemia do Covid19 como possível categoria de produto midiático
palavras-chave: Música; Transmissão ao vivo; Performance
Obs.: Tabalho a ser apresentado na Mesa Especial “Lives Alives” no dia 29/06 às 10h no canal do Youtube da UFPE
C
Caio Amaral da Cruz (UFBA)
PARÓDIAS BRASILEIRAS DE LADY GAGA: Cultura pop e resistência política
palavras-chave: Lady Gaga; Paródia; Cultura Pop; Resistência.
Camila Machado (UFPE), Amanda Serafim (Unicap)
HATSUNE MIKU: A despersonificação do idol
palavras-chave: Virtual Idol; Hatsune Miku; Corporeidade; Cultura Pop.
Carlos Eduardo Dias (Uninassau)
VISUALIDADES DA MÚSICA: apontamentos sobre o espalhamento multiplataforma da obra musical partir de Dolores Dala, Guardião do Alívio
palavras-chave: Visualidades; Marcas autorais; Mediações; Rico Dalasam.
Christian Gonzatti (Unisinos), Ronaldo Henn (Unisinos)
RAJADÃO NA SEMIOSFERA DA CULTURA POP: Explosões queer em fronteiras entre a música pop e a cultura nerd
palavras-chave: música pop; cultura nerd; semiótica; queer.
D
Danilo Postinguel (GP Juvenália), Wesley Moreira Pinheiro (Fapcom)
O POP NÃO POUPA NINGUÉM, INCLUSIVE OS ALGORITMOS? A percepção de usuários do Spotify sobre a mediação musical por meio de algoritmos
palavras-chave: lógicas algorítmicas; consumo musical; Spotify.
Diego Benevides (UFC)
“POR QUE FÃ DA BEYONCÉ É TUDO GAY?”: Identidade, fanatismo e cultura pop no documentário Waiting for B. (2015)
palavras-chave: Beyoncé; música pop; fanatismo; homossexualidade.
Dora Guerra, Rafael Azevedo (UFMG)
NOSTALGIA EM PERFORMANCE: jogos referenciais nos videoclipes de Bruno Mars
palavras-chave: Bruno Mars; música; videoclipe; nostalgia.
E
Eduardo Rodrigues (UFPE)
FLIPPING OFF THE FLOP, NOW I JUST ENJOY THE RIDE: O fracasso enquanto performance midiática de legitimidade em Katy Perry
palavras-chave: Fracasso; Performance; Música Pop; Katy Perry.
Érick Freitas (UFPE)
REDE DE MÚSICA POP PERIFÉRICA LATINO-AMERICANA: Uma Etnografia Multissituada dos Gêneros Brega Funk e Cumbia Villera.
palavras-chave: Música Pop Periférica; Brega Funk; Cumbia Villera; Sociologia da Música.
F
Francielle de Souza, Rafael Andrade (UFMG)
CORPO E COLONIALIDADE NO VIDEOCLIPE “A CAMINHADA”, DE GLORIA GROOVE: Projetos de país em disputa
palavras-chave: corpo; colonialidade; videoclipe; espaço-tempo.
G
Gabriel Holanda Monteiro (UFC)
“EU SEI O QUE SOU E O QUE NÃO SOU”: Música pop, identidade e cultura em Madame X de Madonna
palavras-chave: Música pop; Identidade; Cultura; Madonna.
Gabriela de Moura, Lara Satler (UFG)
APROXIMAÇÕES ENTRE PERFORMANCE E MAQUIAGEM
Uma revisão bibliográfica
palavras-chave: maquiagem; performance; mídias sociais.a.
Gabriel Albuquerque (UFPE)
Enegrecendo as tecnologias: propostas teórico epistemológicas para pensar as tecnologias nos estudos de som e música
palavras-chave: Tecnologia; Filosofia da técnica; gambiarra; criatividade tecnovernacular.
Gislene Natera, Gilka Girardello (UFSC)
VIDEOCLIPE MUSICAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma proposta de mídia-educação
palavras-chave: Música Pop; Mídia-Educação; Formação de professores;
Educação básica.
Guilherme Udo, Tatiana Boulhosa (Belas Artes SP)
O POP E A SUBVERSÃO POLÍTICA EM “THE UNTAMED”: Astros da música em dramas televisivos chineses
palavras-chave: Cultura popular chinesa; teledramaturgia; dramas históricos; censura
J
Janaína Casanova (UFBA)
MÚSICA POP NO STREAM: transformações das experiências de consumo de música a partir das plataformas de games
palavras-chave: música pop, performance, audiovisual, streaming.
João André Alcantara (UFPE)
PERFORMATIVIDADES DE GÊNERO E GOSTO: apontamentos para uma abordagem analítica em Comunicação e Música
palavras-chave: Performatividade; Gênero; Gosto; Música..
Josieldo Pereira (USP)
LUZ, CÂMERA, NAÇÃO: Kyary Pamyu Pamyu e a fabulação da identidade na música pop japonesa
palavras-chave: j-pop, Kyary Pamyu Pamyu, identidade, performance
L
Leonardo Caballero Piza (UIS)
FESTA, TRAJES E MULTICULTURALIDADE NA PASSARELA
O “parade of nations” do Miss Universo e a amizade das nações
palavras-chave: Trajes típicos, beleza feminina, concurso de beleza, identidades nacionais
Letícia Nogueira Souza (UFABC)
QUEM MATOU O DEATH? Invisibilidade da banda negra Death dentro do punk em Detroit.
palavras-chave: Punk; Música Popular; Consumo Massivo; Raça.
Lívia Pereira, Suzana Mateus (UFPE)
SENSIBILIDADE DIVA E PERFORMANCE DRAG: Vínculos estéticos, sensíveis e dramáticos no palco e nas pistas de dança
palavras-chave: Diva; Drag Queen; Performance; Sensibilidade.
Lúcio Silva (UFPE)
Tem que ser real: Realness e performatividade na cultura ballroom
palavras-chave: Performatividade; Queer; Cultura Ballroom; Realness.
Luiz Filipe Correia (USP)
Ok Computer e as modulações entre o analógico e o digital. Tecnologia e Cultura no final do século XX.
palavras-chave: Maquinação; Tecnologia; Ok Computer; Radiohead.
M
Marcelo Gason (UFPR
EM BUSCA DA JUVENTUDE E DE SUA FAMÍLIA: Jovem Guarda e entretenimento familiar
palavras-chave: Jovem guarda; juventude; família; entretenimento
Marcio Silva Peixoto (UFC)
NOTAS SOBRE A “BOA DRAG”
palavras-chave: Drag queen; gestão biopolítica; capitalismo artista; tecnogênero.
Maycon Douglas (UFAL)
Kali Uchis: Construção de Diva sul periférica no videoclipe Telepatía
palavras-chave: Videoclipe; Corpo Diva;
Mercedes Liska (Universidad de Buenos Aires)
́DICEN QUE SOY PUTA ́ La producción audiovisual de J Mena en los debates sobre trabajo y explotación sexual
palavras-chave: Jimena Barón; representaciones de género; trabajo sexual; explotación sexual.
N
Nadja Gumes, Arthur Nery (UFRB)
O GRAVE QUE FAZ O TUM: A música pop e o empoderamento dos corpos negros no groove arrastado do Attooxxa
palavras-chave: cenas musicais; música pop; gênero musical; transculturação
O
Oliveira Junior (UFRJ)
TÃO BEATA, TÃO À TOA: A decadência da estética do escândalo na voz de Ângela Ro Ro
palavras-chave: Estética; Comunicação; Gênero e Sexualidade; Música.
P
Pamela Silva (UFABC)
ILÚ OBÁ DE MIN: Música, gênero e reafricanização em um bloco afro na cidade de São Paulo
palavras-chave: Bloco Afro; Gênero; Identidade negra; Música Popular.
Pedro Lavigne, William Vieira (UFMG)
UM POP DA DESOBEDIÊNCIA: comunicação e afeto com Baco Exu do Blues e Childish Gambino
palavras-chave: Vidas negras; afeto; desobediência; pop.
R
Rafael Tadeu Miranda (USP)
DIÁLOGOS COM A CULTURA POP: Possibilidades de relação entre a cena e o universo do jovem
palavras-chave: cultura pop, juventude, pedagogia do teatro
Renata Calonego (Unesp), Luiza Werlang (UFPR)
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO FANDOM NO CONTEXTO DA CULTURA PARTICIPATIVA: Uma análise do uso de lightsticks no K-Pop
palavras-chave: Fandom; K-Pop; Identidade; Cultura Participativa.
T
Tatyane Larrubia (Unisinos), Leonam Dalla Vechia (UFF)
DO FENÔMENO POP À NOVA MPB: o corpo como mediador na construção e manutenção das personas de Sandy
palavras-chave: Música Pop; Persona; Performance; Corporeidade.
Thiago das Neves (UFRN)
“AGORA VAI TER FESTA NA FLORESTA!”: Narrativas, bardos e ciborgues no universo de Potyguara Bardo
palavras-chave: Potyguara Bardo; Narrativas; Bardos; Ciborgues.
Thiago Pereira Alberto (UFF)
HI (GH) (IN)FIDELITY!’: notas iniciais sobre o sujeito pop em Alta Fidelidade, de Nick Hornby e o sujeite pop na série homônima de 2020
palavras-chave: Alta Fidelidade; Nick Hornby; Cultura Pop;
Thiago Rizan (ESPM)
IMAGENS DIABÓLICAS, IMAGINÁRIOS INFERNAIS: A pop-lítica eróptica da cantora-diaba Urias
palavras-chave: Artivismos musicais de gênero; Urias; pop-lítica; eróptica.
V
Victor Almeida Pires (UFAL), Jeder Janotti Junior (UFPE)
“ALIVE ONLINE”: As singularidades da ecologia das lives musicais brasileiras na plataforma YouTube em tempos de pandemia
palavras-chave: Música ao vivo. Plataformas online. YouTube. Música ao vivo online.
Obs.: Trabalho a ser apresentado na Mesa Especial “Lives Alives” no dia 29/06 às 10h no canal do Youtube da UFPE
Vyulhenei Lacava (UFRN), Rose de Melo Rocha (ESPM - SP)
BRASILIDADE CAMP E IMAGINAÇÃO MELODRAMÁTICA: Diásporas e fascinação periférica na performance de Aretuza Lovi
palavras-chave: Aretuza Lovi; Brasilidade Camp; Artivismos Musicais de
Gênero; Cultura Pop.
Virgine Sacoman (Unisinos)
DA HALLYU AO ATIVISMO KPOPPER: Os mecanismos e as táticas em plataforma de mídias digitais
palavras-chave: Hallyu; Ciberativismo; Plataforma; Fandom
W
Walisson Araújo (UFBA)
TRANSRÚSTICA: Hibridismos culturais e do pop no Cariri
palavras-chave: Drag; Cariri; Cultura pop; Tecnologias do corpo.
Winglison Henrique Tenório (UFPE)
“FAZ QUADRADINHO DE OITO” Apontamentos sobre uma gestosfera funkeira generificada dos anos 2010 e suas implicações interseccionais a partir do Bonde das Maravilhas
palavras-chave: bunda; funk; performance; raça;