Cultura Pop: Problemas sobre o Popular Midiático. Mainstream e Indústrias da Cultura. Música Pop: Corpos, Valores. Economia da Cultura. Cobertura comunicacional da cultura pop.
Professor: Thiago Soares
Carga horária: 60 horas
Local: Cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ementa: A disciplina enfrenta o problema de aportes e conceitos que definem a Cultura Pop, entendendo-se aqui o pop como o popular midiático transnacional, de forte apelo comercial, criado dentro das lógicas das indústrias da cultura e que se posiciona entre as disposições artísticas e comerciais. A perspectiva é discutir as ingerências da economia nas indústrias da cultura e na formatação estética dos produtos midiáticos (filmes, músicas, álbuns fonográficos), bem como pensar a cobertura destes pela mídia especializada.
O curso Estéticas e Escutas Periféricas criado por Gabriel Albuquerque em seu estágio docência com suporte de bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco (FACEPE) sob supervisão de Thiago Soares aborda a música produzida nas periferias do Brasil e do mundo através de diferentes áreas de conhecimento, especialmente a sociologia, filosofia, musicologia e comunicação.
Professor: Gabriel Albuquerque Silva
Local: Cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ementa:
O curso Estéticas e Escutas Periféricas criado por Gabriel Albuquerque em seu estágio docência com suporte de bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco (FACEPE) sob supervisão de Thiago Soares aborda a música produzida nas periferias do Brasil e do mundo através de diferentes áreas de conhecimento, especialmente a sociologia, filosofia, musicologia e comunicação. Presença marcante na vida cotidiana dos grandes centros urbanos, cenas musicais periféricas como o brega (em Recife), o funk (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais), o pagodão (Bahia), o reggaetón (América Latina) e o kuduro e kizomba (na África lusófona), aliados às tecnologias de escuta e circulação, engendram novos processos de produção, consumo e mediação musical, constituindo também um campo de disputa estético-política. Um ambiente onde subjetividades, narrativas e cosmologias particulares são produzidas sob a condição de subalternidade. Desta forma, a partir da escuta de músicas e clipes, de análises técnicas e de debates teóricos amparados na perspectiva do “sul global”, a disciplina busca discutir como estas redes de músicas periféricas tensionam, negam e/ou reconfiguram os ideais hegemônicos de cidadania, povo/popular, cosmopolitismo e da própria modernidade.
O videoclipe e a construção de uma estética audiovisual específica. O videoclipe e a experiência estética na contemporaneidade. O videoclipe e a tecnologia. O videoclipe no cinema e na publicidade. As diferentes técnicas de realização de um videoclipe.
Professor: Thiago Soares
Carga horária: 60 h/a
Local: Cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Rádio TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ementa:
- Videoclipe e a estética da música pop: debater aportes teóricos, conceituais e práticos para a compreensão da formação do videoclipe dentro do horizonte de expectativas da música pop e do mercado audiovisual de entretenimento.
- Videoclipe em seus dispositivos conceituais: discutir como os videoclipes funcionam como dispositivos estéticos e políticos dentro de chaves sociológicas de classe social, raça e gênero em dinâmicas de interseccionalidade
- Dramaturgia nos videoclipes: biografia dos artistas nas canções, biografia das canções nos videoclipes, encenações, teatralizações, especulações e dramatizações em contextos de fabulações musicais
- Realização de videoclipes: produção, roteirização e direção de videoclipes em contextos universitários.
O curso Epistemologias Negras criado por Rafael de Queiroz em seu estágio docência com suporte de bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco (FACEPE) sob supervisão de Thiago Soares aborda? Epistemologias Negras. Identidade. Negritude. Pan-africanismo. Dupla Consciência. Consciência Negra.
Professor: Rafael de Queiroz
Local: Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ementa:
O curso Epistemologias Negras criado por Rafael de Queiroz em seu estágio docência com suporte de bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco (FACEPE) sob supervisão de Thiago Soares aborda? Epistemologias Negras. Identidade. Negritude. Pan-africanismo. Dupla Consciência. Consciência Negra. A partir da assunção que as universidades públicas brasileiras ainda são um espaço de poder da branquitude, com um currículo ainda muito eurocentrado, propõe-se uma disciplina que venha de encontro à dada realidade. Desta forma, por um lado, observando a grande ausência de autores e autoras negras que discutam, a partir de sua vivência, questões de Raça e Identidade e por outro, a crescente demanda pelo tema nos cursos de Comunicação, a disciplina pretende dar vazão a esse debate abordando epistemologias desenvolvidas por intelectuais negras e negros ao longo da história, abarcando sua multiplicidade de pensamentos, contradições e contribuições para a Academia e a luta anti-racista.
O programa reflete sobre as configurações estético-políticas da cultura pop na cultura digital, com especial ênfase na discussão sobre emergência de novas formas de engajamento através de práticas de produção e circulação de produtos áudio-visuais, com base em aportes teórico-metodológicos que ultrapassam a dicotomia entre consumo, cultura e entretenimento versus ativismo, mobilização e cidadania.
Professores: Simone Pereira de Sá (UFF) e Thiago Soares (professor convidado – UFPE)
Carga horária: 60 h/a
Ementa:
O professor Thiago Soares atuou como professor convidado da professora Simone Pereira de Sá durante estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2017-2018 na disciplina “Imagens e poéticas tecnológicas” com o módulo “Cultura pop: bordas, trânsitos e performances áudio-visuais”. O programa reflete sobre as configurações estético-políticas da cultura pop na cultura digital, com especial ênfase na discussão sobre emergência de novas formas de engajamento através de práticas de produção e circulação de produtos áudio-visuais, com base em aportes teórico-metodológicos que ultrapassam a dicotomia entre consumo, cultura e entretenimento versus ativismo, mobilização e cidadania. A disciplina identifica e discute os modos narrativos áudio-visuais que circulam na internet e como eles são utilizados por grupos, coletivos e pelos fandoms culturais para engajar os interlocutores em torno de questões de raça, gênero e identidades periféricas além de apresentar metodologias para análise da circulação e materialidade dessas práticas tais como videoclipes, documentários, memes, gifs, etc.