GruPop anuncia speakers convidados do 1º Simpósio Popfilia

O Grupo de Pesquisa de Comunicação, Música e Cultura Pop anuncia a participação especial de dois palestrantes internacionais durante a primeira edição do Simpósio Popfilia, evento que ocorre entre os dias 28 e 30 de junho na modalidade virtual e com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Se junta à programação do evento a musicóloga inglesa Freya Jarman, autora do livros Queer Voices: Technologies, Vocalities and The Musical Flaw (2011) e organizadora de Oh Boy! Masculinities and Popular Music (2007) e Madonna’s Drowned Worlds: New Approaches to Her Cultural Transformations (2004). Atualmente Jarman orienta, pesquisa e ministra disciplinas a nível de graduação e pós-graduação nas temáticas de gênero, sexualidade e música na University of Liverpool, na Inglaterra. No Simpósio, Freya marcará presença com a palestra “The Voice of an Angel? The unfillable vocal gap between the divine and the mundane“, a qual abordará parte dos desenvolvimentos de sua pesquisa atual, que investiga como alguns aspectos de notas agudas em músicas vocais estão implicados em noções de gênero – especialmente no que diz respeito a como as tradições de voz do ocidente evocam os limites do sobrenatural e do mundano.

O segundo convidado é Eduardo Viñuela, musicólogo espanhol e professor-titular do Departamento de História da Arte e Musicologia da Universidad de Oviedo, na Espanha. Viñuela estuda temas relacionados a músicas populares urbanas e meios audiovisuais, com especial interesse nos estudos de videoclipes. Entre 2011 e 2017, esteve à frente da disciplina de Música Pop Rock da Universidad de Oviedo. Publicou o livro “El videoclip en España: 1980-1995” (2014) e organizou “Bitch, she’s Madonna: la reina del pop en la cultura contemporánea” (2018) e “Rock around Spain: historia, industria, escenas y medios de comunicación” (2013). Viñuela estará à frente do debate “Broadcast with me: prácticas de ‘prosumo’ musical en la era TikTok”, onde discutirá como a presença da música nas redes sociais se intensificou e os fenômenos comunicacionais se tornaram mais instantâneos. Dessa forma, serão analisadas novas práticas de “prosumo” (produção + consumo) musical nos “stories” ou “reels” do Instagram e novas dinâmicas e espaços de “prosumo” da música pop nos “challenges” ou “duets” do Tik Tok.

As datas e horários das palestras serão divulgados posteriormente, juntamente com o cronograma do evento. Os debates com os convidados serão ministrados em inglês e espanhol, respectivamente. Mais informações sobre o evento visite a página oficial de inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *